segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Criando uma Unidade de Recuperação no Windows 8

3 comments
Como todo software, os sistemas operacionais também estão sujeitos a falhas repentinas. A diferença é que, quando o problema está no SO, as chances de você perder os arquivos pessoais são maiores. É por isso que os sistemas possuem o recurso de recuperação, o qual tem como objetivo restaurar os arquivos corrompidos e fazer com que tudo volte a funcionar normalmente.

Se você não tiver feito isso ainda, você precisará criar uma unidade de recuperação para o seu Sistema Windows 8. Fazendo isso irá economizar tempo e esforço, para não mencionar a dor, se você encontrar um problema com o seu Windows 8. Uma unidade de recuperação permitirá você iniciar seu sistema e acessar facilmente uma série de ferramentas de recuperação e solução de problemas que você poderá usar. 

Ao contrário de seu antecessor, o Windows 8 permite que você crie um disco de recuperação usando uma unidade flash USB, que fornece novas capacidades, tais como ser capaz de fazer backup de uma partição de recuperação OEM. Você também pode criar um disco de recuperação em um disco óptico - tal como fez no Windows 7. 


Neste post eu vou mostrar como criar um disco de recuperação do Windows 8 usando uma unidade flash USB. 

É importante saber que se você criar um disco de recuperação em uma versão de 64 bits do Windows 8, você não pode usar esse disco para arrancar e reparar uma versão de 32-bit do Windows 8, e vice-versa. 

Usando um USB Flash Drive
Para começar, você precisa saber que a unidade flash USB você optar por usar vai se tornar uma unidade de recuperação dedicado - você não será capaz de usá-lo para qualquer outra coisa. Na sua configuração de base, o conteúdo da unidade de recuperação irá requerer aproximadamente 256 MB de espaço, você pode usar uma unidade flash USB de 1GB. (Se você tiver um drive de menor porte, dos velhos tempos, você pode usá-lo também.) Se você for criar uma partição de recuperação OEM, você precisará pelo menos um de 16GB USB flash drive. 

Para criar um flash drive USB da ferramenta de recuperação, use as teclas [Windows] + W, para acessar a página Configurações de Pesquisa, digite Recovery Drive na caixa de texto e clique em Create a recovery drive, como ilustrado na figura A. Confirme o UAC, como mostrado na figura para continuar. Como você pode ver na caixa de diálogo UAC, o nome do programa é mostrado aqui como Recovery Media Creator. 

Em um momento, você verá a primeira tela do Assistente da Unidade de Recuperação, como mostrado na figura abaixo. Se o seu computador veio com uma partição de recuperação OEM, a cópia da caixa de seleção da Partição de Recupareção será habilitada permitindo que você inclua o conteúdo da partição de recuperação na unidade flash USB. Para continuar, clique em Avançar. 


Se o seu computador veio com uma partição de recuperação OEM, a cópia da caixa de seleção de recuperação de partição será habilitada. 

Na próxima tela do Assistente da Unidade de Recuperação, você será solicitado para selecionar a unidade USB. Se a unidade não estiver conectada ao seu sistema, você pode inseri-lo agora. Quando fizer isso, o Windows 8 vai examinar novamente o sistema e exibir a sua unidade. Agora, como você pode ver na figura abaixo, já que estou apenas criando uma unidade de recuperação básica, o assistente me informa que a unidade só vai precisar segurar pelo menos 256MB e que tudo atualmente na unidade serão apagados. Lembre-se, isso vai se tornar uma unidade de recuperação dedicada. Depois de selecionar a unidade flash USB, clique em Avançar. 


A unidade flash USB que você optar por usar, irá se tornar uma unidade de recuperação dedicada, e não poderá ser utilizada para outros fins.

Na figura anterior, como mostrado na figura, você está sendo mais uma vez advertido que o conteúdo do disco será apagado. Para continuar, clique no botão Criar.
Quando fizer isso, o Windows 8 irá formatar o disco e começar a copiar os arquivos para a unidade, como mostrado na figura abaixo. Se você estiver criando um disco de recuperação básico, o processo só vai levar alguns minutos. Se você estiver incluindo uma partição de recuperação, arrume uma xícara de café - pode levar até uma hora. 


Se você estiver incluindo uma partição de recuperação, o processo de criação pode levar até uma hora para ser concluído.

Quando o processo estiver concluído, o Windows 8 vai abrir a unidade para que você possa ver o conteúdo. Você pode então fechar o assistente Unidade de Recuperação, clique no botão Concluir. 

Quando o processo for concluído, você verá o conteúdo da unidade no Explorer arquivo.
Se você incluiu uma partição de recuperação na unidade flash USB, quando o processo for concluído, você será solicitado para apagar a partição de recuperação a partir do disco rígido para liberar espaço, como mostrado na Figura H. Se você excluir a partição de recuperação, então você vai ter que usar o Gerenciamento de disco para prolongar a sua partição do sistema para o espaço recém-liberado. 

Se você incluiu uma partição de recuperação na unidade flash USB, você será solicitado a excluir a partição de recuperação do disco rígido. 

Para arrancar a partir do disco de recuperação, você precisa habilitar a inicialização USB na BIOS. Por favor, note que a unidade de recuperação não pode ser usado para instalar o Windows 8.

3 comentários:

  1. Ótimo post! Mas sugiro que não excluam a partição de recuperação do HD, mesmo já tendo criado uma cópia em outro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas !! concordo também que não excluir a partição seja uma boa prática!

      A não ser que você tivesse problema de espaço em disco, mas hoje em dia é mais difícil!

      Obrigado pela visita ao Blog e seu comentário!!

      Abraços!

      Excluir
  2. Pode me ajudar? . . . aki diz' A unidade deve conter ao menos 256 MB,e tudo será excluido oq eu fasso? obgd desde agr pela atenção

    ResponderExcluir