terça-feira, 23 de abril de 2013

Configurações Báscias ao instalar o Windows Server 2012

Leave a Comment
A maioria dos administradores de sistema do Windows tem uma lista de passos que seguem ao implantar um novo servidor Windows na rede. Se você é novo no Windows ou só precisa de uma ajuda para configuração inicial, este artigo irá mostrar-lhe o caminho.



Renomear o Servidor

Tendo em conta que o instalador fornece o servidor com um nome genérico, a maioria dos administradores renomeiam imediatamente o servidor para corresponder o padrão de nomenclatura da organização. Esta é a primeira opção na janela do Gerenciador do Servidor. 

Para alterar o nome do servidor, clique no nome existente do servidor. Quando a página de Propriedades do Sistema, clique no botão Change. Forneça um novo nome do computador no campo apropriado e clique no botão OK. Note que a mudança do nome do servidor vai exigir que você reinicie a máquina. 


Altere o nome no Computador e ingresse em um Domínio 

Entrar no Domínio

Se você olhar na figura acima, você verá informações sobre a associação do domínio na parte inferior da janela. Na caixa de domínio, forneça seu nome de domínio. Este processo é idêntico ao que se usaria nas versões anteriores do Windows. 

Habilite o Remote Desktop para suporte remoto 


Há uma série de maneiras de gerenciar um servidor Windows, mas muitos administradores irão instalar uma interface gráfica completa e se conectar remotamente ao console. É rápido e fácil.

Primeiro, clique no link Disabled ao lado da entrada Remote Desktop no Server Manager. Quando a guia Remote for aberta, selecione o botão ao lado de Allow remote conections to this computer.

Em seguida, você precisa adicionar os usuários que têm permissão para se conectar remotamente ao servidor. Por padrão, o usuário conectado no momento é concedido este direito, uma vez que permitirá Remote Desktop. Para adicionar usuários adicionais, clique no botão Add. 
Habilite e configure o Remote Desktop 

Configurações de IP

No Server Maneger, você vai notar que este servidor está com o endereço IP fornecido pelo DHCP. Clique na frente de Ethernet para inserir um endereço IP estático. Quando você fizer isso, todos os adaptadores de rede serão listados. 






Dê um duplo clique no adaptador listado para obter mais informações. 

Página de Informação do adaptador de rede. 

A partir daqui, clique no botão Propriedades para abrir a página de propriedades e, a partir daí, clique duas vezes em Internet Protocol Version 4, para fornecer informações sobre o endereço IP para o servidor. 

Configure o Windows Update

Manter protegido o seu servidor é de suma importância. Para começar, no Server Maneger, clique em Not Configured próximo ao Windows Update. Quando a tela mostrada na figura abaixo aparecer, clique no botão Turn on Automatic Updates. O Windows irá começar imediatamente a procurar todas as atualizações que ainda têm de ser aplicadas ao seu sistema. O resultado é mostrado na figura abaixo, onde você pode ver que o Windows Update está ativado e há atualizações pendentes de instalação. 



Você pode controlar o tempo em que as atualizações são aplicadas. Tenha em mente que algumas atualizações requerem a reinicialização do sistema. Para alterar as configurações do Windows Update, clique na opção Change Settings no lado esquerdo da tela. Isso mostrará a janela abaixo. 

Desabilite as Configuração de Segurança do IE

Por padrão, o Internet Explorer no Windows Server é configurado com a Configuração de Segurança Reforçada habilitada. Os administradores não devem conseguir navegar na web com essa configuração. Muitos administradores simplesmente desabilitam essa configuração de segurança, a fim de fazer o seu trabalho.

No Windows Server 2012, esta definição está na frente e no centro. Clique no link ao lado do IE Enhanced Security Configuration para abrir a janela que você vê na figura abaixo. Você vai notar que existem duas configurações: uma para as contas administrativas e um segundo para os usuários. Se você estiver indo desativar esse recurso em um servidor regular (ou seja, um servidor que não vai sediar o Terminal Services / Remote Desktop Services), eu recomendo que você desabilite essa configuração para os administradores, mas deixá-la habilitada para os usuários em geral. 


Configuração de Segurança do IE 

Instale um Software Antivírus

Embora eu ainda tenha que fazer isso para o meu servidor de laboratório, para a produção, o software antivírus é uma obrigação na maioria dos ambientes. Eu tive gosto do Microsoft Forefront Endpoint Protection. No entanto, cada organização usa ferramentas diferentes.







0 comentários:

Postar um comentário