domingo, 21 de julho de 2013

Publicando e Atribuindo aplicativos para computadores na rede via GPO

1 comment

Você pode implantar o software atribuindo aplicativos a usuários ou computadores ou publicando aplicativos para usuários. Você atribui softwares necessários ou obrigatórios a usuários ou computadores. Você publica softwares que talvez os usuários achem úteis para a execução de suas tarefas. 

ATRIBUINDO APLICATIVOS
Quando você atribui um aplicativo a um usuário, as configurações do Registro locais do aplicativo, incluindo as extensões de nome de arquivo, são atualizadas e seus atalhos são criados no menu Iniciar ou na área de trabalho, anunciando, assim, a disponibilidade do aplicativo. O anúncio do aplicativo acompanha o usuário, independentemente do computador físico em que ele faça logon. Esse aplicativo é instalado na primeira vez que o usuário ativa o aplicativo no computador, selecionando o aplicativo no menu Iniciar ou abrindo um documento associado ao aplicativo. Quando você atribui um aplicativo ao computador, o aplicativo é instalado durante o processo de inicialização do computador.

Agora iremos ver como atribuir um aplicativo msi, para computadores ou usuários da rede por Diretiva de Grupo (GPO)
1. Abra o console do Gerenciamento de Diretiva de Grupo, clicando em Iniciar -> Executar e digite "secpol.msc".
2. Edite ou Crie a diretiva onde você irá aplicar a mudança.
3. Navegue até Configuração do Computador -> Diretivas -> Configuração de software
4. Botão direito do mouse e novo.
5. Você será solicitado a informar o caminho do arquivo do Windows Installer (. Msi). 
Aviso Se o arquivo do Windows Installer reside no disco rígido local, não use um caminho local. Em vez disso, use o caminho UNC do computador local para indicar a localização dos arquivos de instalação. Um caminho UNC possui o formato \ \ nome do servidor \ nome do compartilhamento \ caminho \ nome do arquivo. Msi.
6. Quando for solicitado a escolher entre Atribuído e avançado publicado ou atribuído, clique em Atribuído a menos que você tem que modificar as opções avançadas. Você deve ver agora o pacote de software no painel de detalhes do Editor de Objeto de Diretiva de Grupo.
Após isso ao ligar um computador na rede o software será instalado e mostrado com um atalho na área de trabalho, conforme na imagem abaixo:



PUBLICANDO APLICATIVOS
Quando você publica um aplicativo para os usuários, o aplicativo não aparece como se estivesse instalado nos computadores dos usuários. Nenhum atalho fica visível na área de trabalho ou no menu Iniciar. Em vez disso, o aplicativo aparece como disponível para o usuário instalá-lo. 

Para Publicar um Aplicativo (MSI) para usuários da rede  via Diretiva de Grupo (GPO)
1. Abra o console do Gerenciamento de Diretiva de Grupo, clicando em Iniciar -> Executar e digite "secpol.msc".
2. Edite ou Crie a diretiva onde você irá aplicar a mudança.
3. Navegue até Configuração do Usuário -> Diretivas -> Configuração de software
4. Botão direito do mouse e novo.


Dessa forma quando o usuário ligar o computador o aplicativo estará disponível para ser instalado por meio do Painel de Controle -> Programas e Recursos. 
Além disso, o aplicativo pode ser instalado quando um usuário abre um tipo de arquivo associado ao aplicativo. Por exemplo, se o Acrobat Reader for anunciado para os usuários, ele será instalado se um usuário abrir um arquivo .pdf.


Espero ter Ajudado. Tem alguma informação ou dúvida sobre o assunto? Fique a vontade para deixar um comentário.

Um comentário: